Novo estudo da Oxford Economics, encomendado pela SAP, afirma que
pequenas e médias empresas em todo o mundo se preparam para enfrentar a
concorrência com o investimento em inovação e novas tecnologias que visam
reduzir custos e ampliar a eficiência. A pesquisa consultou 2.100 executivos de
PMEs em 21 países, incluindo o Brasil.
Os executivos das PMEs entrevistados pela pesquisa acreditam que têm
condições de competir com empresas maiores e que possuem algumas vantagens
sobre elas. O estudo concluiu também que, quando bem-sucedidas, as pequenas e
médias empresas estão expandindo seus negócios para além do mercado doméstico
para acelerar ainda mais seu crescimento.
Segundo a pesquisa, 15% das empresas já atuam e fazem negócios em seis
ou mais países, devendo atingir os 35% em três anos. Cerca de um quarto dos
entrevistados pelo estudo afirma que, atualmente, a crescente concorrência
global tem estado entre os três principais fatores que afetam seus negócios,
com 60% afirmando que a concorrência de empresas estrangeiras aumentou
consideravelmente nos últimos dois anos. 59% dos entrevistados afirmaram que em
comparação com o último ano estão, agora, competindo diretamente com empresas
de porte maior.
A América Latina também se tornou uma região muito atrativa para os
negócios, fazendo com que as empresas instaladas na região tenham que enfrentar
a concorrência e manter seu espaço no mercado local. A maioria das PMEs está
buscando cada dia mais novos parceiros e fornecedores no exterior, com quase
40% dos entrevistados afirmando que consolidar novas parcerias e alianças
estratégicas é um grande desafio no momento em que estão reestruturando seus
negócios. Ferramentas como a computação na nuvem e as mídias sociais têm sido
importantes para facilitar o fechamento de novas parcerias.
Dois terços das empresas entrevistadas estão em algum estágio de
reformulação do seu negócio, já que mudanças em seu modelo de negócios, oferta
de serviços e produtos, e tecnologia são necessárias para se manterem
competitivas no mercado. A tecnologia, como grande ferramenta transformadora, é
uma das prioridades nas PMEs ao passo que elas começam a restruturar seu
negócio para competir no mercado mundial, incluindo soluções de software de
gestão, mobilidade, análise de dados, redes sociais e computação na nuvem.
Quase dois terços dos executivos de PMEs entrevistados acreditam que a adoção
de soluções tecnológicas é capaz de ajudar a companhia a conquistar longevidade
e crescimento sustentável. 35% dos empresários se consideram usuários precoces,
ou 'early adopters', e este número aumenta para 47% entre os responsáveis por
pequenas e médias empresas nos Estados Unidos. E como a concorrência mundial
deve continuar aumentando ao longo dos próximos três anos, os entrevistados
acreditam que a reformulação dos seus negócios só poderá ser alcançada com o
uso de novas tecnologias.
O estudo também mostrou a importância que as PMEs dão para a inovação,
com mais de um terço dos entrevistados afirmando que a criação de uma cultura
de inovação em suas empresas é uma de suas prioridades. 55% dos mercados
emergentes (Brasil, Chile, China, Colômbia, República Checa, Hungria, Índia,
México, Rússia e áfrica do Sul) e 58% das empresas latino-americanas priorizam
a inovação.
As empresas sediadas em mercados emergentes (54%) costumam acreditar
mais que a oferta de novos produtos e serviços seja responsável pela condução
do crescimento do seu negócio do que as empresas de mercados consolidados
(43%). Uma das principais vantagens das PMEs sobre as empresas grandes é o uso
da mobilidade, que auxilia na inovação.
No quesito novas tecnologias, a pesquisa identificou que a computação na
nuvem deve crescer 22% na América Latina, com maior aceitação no mercado de
serviços profissionais e no comércio atacadista. As soluções de análise tiveram
crescimento de 20%, atingindo pico de 30% no setor de bens de consumo. 47% dos
entrevistados esperam que suas empresas tenham adotado em três anos a
mobilidade, bem como o aumento de 12% do uso de redes sociais para fins
empresariais.
"As pequenas e médias empresas da América Latina têm enormes
oportunidades para crescer e se diversificar, mas precisam contar com
ferramentas tecnológicas sólidas, poderosas e inovadoras para elevar a
competitividade, levando em consideração que a concorrência vem das mais
diferentes partes do planeta", afirmou em nota Claudia Boeri, diretora de Ecossistema
e Canais da SAP para a América Latina.
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