sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Deveres de Casa para Pequenas e Médias Empresas


Até o ano passado tivemos quase duas décadas de uma ilusória bonança no nosso Brasil. E como resultado hoje temos um baita desequilíbrio dos principais indicadores macroeconômicos: inflação crescendo muito mais do que o desejado, economia praticamente estagnada e taxa de câmbio muito instável.

Por essa razão, estamos atravessando um novo ciclo. A crise levará ao menos todo este ano de 2015 e grande parte de 2016. Nossa economia está passando por um macro ajuste para sanar as sequelas de uma série de decisões erradas tomadas anteriormente.

Segue algumas dicas para pequena e médias empresas continuarem evoluindo e crescendo:

1 – Esteja mais próximo do que nunca dos seus clientes – Esta não é a hora de cortar verba de publicidade e se afastar da mente dos clientes. É o momento de se mostrar, investir em campanhas de marketing e de adequar produtos/serviços às necessidades que o mercado exige. É necessário evitar ao máximo reduzir as equipes de vendas ou vetar despesas com viagens ou visitas à clientes. Quem não estiver junto dos clientes, arrisca-se a ser esquecido.

SSSCMK - Controle de E-mail Marketing

2 – Desenvolva pessoas – Um erro muito comum em tempos de crises é diminuir a verba de treinamento. Este sim é um belo tiro no pé. Capacite as pessoas que trabalham na sua empresa ou equipe, ofereça um verdadeiro significado para que todos atuem de forma mais propositiva e comprometa-os com os desafios da empresa. E lembre-se sempre: as pessoas compõem o “motor” de uma empresa. Se elas não estiverem satisfeitas, não sairemos do lugar.

3 – Faça uma redução inteligente de custos e busque mais eficiência operacional – Dê especial atenção à estrutura de custos da empresa. O custo da improdutividade, da perda de tempo, das reuniões desnecessárias, das visitas improdutivas, da falta de agilidade, da duplicidade de tarefas e da falta de foco é muito mais alto do que se imagina. Num momento em que os custos do nosso país estão elevadíssimos, temos que fazer mais por menos e não apenas cortar pessoas. Não podemos ser complacentes com estes custos só porque eles não habitam as planilhas financeiras e parecem invisíveis - mesmo que para extingui-los seja necessário “readequar” a cultura organizacional.


SSSCPN - Controle de Pneus

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4 – Reinvente produtos e serviços – Já que não podemos aumentar os preços do que ofertamos na mesma proporção que crescem os custos da nossa economia, a alternativa é inovar para que a margem de lucro não diminua. Ouça o que o cliente tem a dizer, pratique a cocriação e agregue novos valores ao que a empresa oferece. Inove processos e sistemas em áreas como, por exemplo, estoque e compras. Não veja a crise como algo unicamente negativo, pense “fora da caixa” e aproveite todas as oportunidades.

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5 – Fluxo de caixa, fluxo de caixa, fluxo de caixa - Mais importante que faturamento ou rentabilidade, é o momento de manter o fluxo de caixa no “azul”. Evite estoques desnecessários, compras postergáveis e seja eficaz em cobrar suas faturas, dê desconto e, para pagar suas contas, negocie descontos. Mais importante que faturamento ou rentabilidade é garantir o fluxo de caixa positivo e isso exige “mão de ferro”.

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O caminho para superarmos este novo ciclo não é optarmos pelo muro das lamentações ou procurarmos bodes expiatórios. Temos que entender a realidade que nos envolve, superar os ajustes inevitáveis e manter nossas empresas acessas.

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